Uma pequena empresa comercial tem dificuldade em saber qual a margem libertada em cada rota de vendas efetuada pelos seus comerciais, de modo a determinar a sua rentabilidade por rota.
Na verdade, existem rotas que nem se sabe se são rentáveis, podendo estar a gerar prejuízo à empresa.
Para além disso, a empresa pretende criar um sistema de incentivos para os vendedores, mas não dispõe de informação sobre as margens para saber qual o nível do incentivo a atribuir.
Criar um dashboard automatizado com indicadores de performance da rota
Foi criado um dashboard em Excel que reúne toda a informação comercial, classificada por vendedor. Este ficheiro representa um modelo com a informação relevante relativamente à atividade comercial por rota, de cada um dos vendedores, que é atualizado mensalmente. Foram aplicadas fórmulas para o tratamento da informação e criados elementos visuais (gráficos e outros) para apresentar a informação relevante.
No final de cada mês é extraída uma listagem do software de gestão da empresa, em formato CSV, que é colocada numa pasta do servidor, acessível ao dashboard criado. Este ficheiro do dashboard tem uma ligação a essa pasta através do Power Query, que permite importar toda a informação com um só clique. Isto permite gerar automaticamente informação sobre a rentabilidade operacional das rotas e de cada vendedor.
A empresa passou a dispor de informação que lhe permite tomar decisões sobre as rotas e possíveis alterações no sentido da melhoria da rentabilidade. Para além disso, foi possível criar um sistema de incentivos para os vendedores, que teve como consequência um aumento das vendas e, consequentemente, da rentabilidade das rotas.

